Misericórdias PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 28 Novembro 2008 17:52
TRABALHADORES AUXILIARES DA MISERICÓRDIA DA PÓVOA DE VARZIM
OBTÊM RECLASSIFICAÇÕES DE CATEGORIAS

Numa conjuntura em que a tendência é para “DESREGULAR” e abusar da polivalência, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social congratula-se pela aceitação pela Mesa Administrativa da Misericórdia da Póvoa de Varzim das propostas do sindicato, após um longo processo em que não faltou intercâmbio de textos e se realizaram várias reuniões ao longo do ano de 2007. Em defesa do apoio e dignificação profissional de um conjunto de trabalhadores - auxiliares (serviços gerais) -, que foram reclassificados em categorias específicas, de acordo com as funções desempenhadas, aqui deixamos o testemunho de um importante acontecimento que returque a todos aqueles que tentam caluniar o nosso sindicato, sobre hipotéticos acordos lesivos para os trabalhadores. Aqueles que andam a disputar connosco, através de mentiras como a que foi dita por um outro sindicato, intervindo no âmbito do comércio, são os mesmos que alargaram os âmbitos para chegar a novos sectores e começaram a disputar sócios uns aos outros. É também isso que esse “sindicato” nos está a fazer a nós, o que é lamentável. Perante o patronato estas situações são por vezes deploráveis

Trabalhadores satisfeitos com as alterações

A direcção do sindicato considera muito positivas as alterações da Mesa Administrativa à situação dos trabalhadores que se sentem satisfeitos com os resultados do processo negocial que começou pela afixação dos mapas de serviço com a devida antecedência, até ao questionamento das avaliações de desempenho, passando pela clarificação das categorias profissionais. A Mesa Administrativa da Misericórdia da Póvoa de Varzim e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social, chegaram agora a um acordo importante, que pode abrir portas para uma grande aposta no futuro, em relação à qualificação destes e outros trabalhadores, no intuito de desenvolver os serviços de uma Instituição que se deseja moderna e socialmente empenhada. Desta vez, os principais contemplados foram reclassificados nas categorias de Lavandaria, Engomador e Empregado de Refeitório. Para além de acrescidas vantagens salariais, com efeitos a 1 de Janeiro de 2007, a solução implementada permitirá a integração dos trabalhadores em grupos profissionais mais qualificados
Para além do significado desta importante medida que constitui mais um êxito da luta do sindicato pela defesa das condições de vida e de trabalho, trata-se de um importante exemplo no contexto dos trabalhadores auxiliares que existem em instituições congéneres. Estes trabalhadores são “pau para toda a colher” e, também como foi afirmado no encontro da Terceira Idade, no documento sobre a situação laboral do sector enviado a diversas entidades, “CONTRIBUTO PARA A DIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO COM IDOSOS”, os trabalhadores que lidam com os idosos merecem muito mais. Têm direito a ser tratados com dignidade, incluindo a entrada em vigor de uma política laboral que respeite os seus direitos e tenha em conta as suas actuais dificuldades e as exigências de qualidade que se impõem.

CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE RECURSO DE AVALIAÇÕES

Os trabalhadores da Misericórdia da Póvoa de Varzim, viram, ainda, atendida a sua vontade da reavaliação às competências. Assim, em causa estão, avaliações efectuadas em 2005 e 2006, e, a proposta apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social levou à criação de uma “Comissão de Recurso de Avaliações”. A composição desta comissão foi aprovada pela Mesa Administrativa da Misericórdia, em 16 de Janeiro e dela faz parte uma Delegada Sindical do STSSSS. Aguarda-se agora, a sua entrada em funcionamento. Após a implementação desta comissão, proceder-se-á à averiguação das reclamações das avaliações de 2006 e algumas de 2005 que têm estado a ser apresentadas, em que será possível uma reapreciação da posição actual em que se encontram os trabalhadores, podendo estes vir ainda a ser promovidos.