Quem Somos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

EM MAIO DE 1974 SURGE O S.T.S.S.S.S.

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social – STSSSS, foi fundado em 27 de Maio de 1974, com a designação de Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Segurança Social e encontra-se actualmente reconhecido e registado pelo Ministério do Trabalho, através da publicação dos seus Estatutos, no Boletim do Trabalho e Emprego 1ª série, nº 2 de 15/1/2004.

O STSSSS ao longo dos seus 34 anos de actuação vem contribuindo para a ampliação e o fortalecimento da organização e representação sindical no seio das IPSS, Misericórdias e Ordens Hospitalares reivindicando, mobilizando, propondo e negociando políticas sociais diferenciadas, direitos profissionais e sociais que resgatem a área social, enquanto espaço de vida, de luta, de trabalho e construção de conhecimentos capazes de promover as transformações necessárias para um desenvolvimento social sustentável no nosso País.

APRESENTAÇÃO

O STSSSS – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social, é a mais representativa organização sindical do sector social e, principalmente no meio sindical das IPSS, Misericórdias, Hospitalização Privada e Associações de Bombeiros Voluntários. Congregando trabalhadores de diversas categorias, representando o sector onde trabalham aproximadamente 100 mil trabalhadores e trabalhadoras, abrange nomeadamente os ajudantes de lar/acção directa, ajudantes de acção educativa e outro pessoal não docente das creches e jardins-de-infância, educadores sociais, administrativos e auxiliares de acção médica, bem como todo o pessoal operário e auxiliar do sector da solidariedade social.
Possui uma trajectória de lutas pela melhoria de vida digna dos trabalhadores, que vem sendo construída desde a década de 80 em novos e renovados princípios que culminaram com a transformação dos Estatutos que abrangem o âmbito nacional e introduziram pela primeira vez no movimento sindical o método proporcional nas eleições para os corpos gerentes. Foi um dos mais recentes Sindicatos a solicitar a filiação na CGTP – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, enquanto maior organização de trabalhadores e a mais importante do nosso país, cuja concretização aguarda ainda a respectiva aceitação tendo ajudado a consolidar aquela Central Sindical no sector Social.
Participa das políticas públicas e sociais através das várias Parcerias e Comissões negociadoras, onde reivindica, negocia e propõe soluções cumprindo a sua finalidade representativa da categoria dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sector. As reivindicações gerais do Movimento Sindical, nos últimos 10 anos, são realizadas através da acção permanente e consequente.
Realizou em Maio de 2005 a última eleição dos corpos gerentes cujo mandato ainda decorre, onde definiu as linhas e objectivos e elegeu a Direcção para o presente tririénio 2005 a 2008. Lutou e ganhou, ultimamente, a integração de 19 trabalhadores que tinham sido despedidos da Associação ÁGAPE, em Matosinhos (Porto) e a reabertura e retoma de funcionamento da Instituição de Santa Maria da Fonte de Baixo, em Barcelos (Braga) tendo realizado em 13 de Outubro de 2007 um importante Encontro da Terceira Idade, com o apoio de personalidades e colaboradores, no âmbito de um Grupo de Trabalho.

DATAS HISTÓRICAS

1974
Maio – Constituição do Sindicato e aprovação dos primeiros Estatutos.
– Eleição dos primeiros Corpos Gerentes.

1986
Ano do início da reconstrução do Sindicato correspondendo este período a uma viragem histórica, em prol de uma “nova forma de fazer sindicalismo” que prossegue e se aprofunda nos dias de hoje.

1988
Janeiro – Alteração dos Estatutos para âmbito nacional (BTE nº 2 – 3ª série, 30/01/88).

Dezembro – Passagem para a designação de:
SINDICATO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL (STSSSS)

2003
Novembro – Alteração dos Estatutos do STSSSS, com introdução do método de Hondt para as eleições. Estabelecimento do Direito de Tendência e consagração do Fundo de Greve.
– Aprovação do pedido de filiação na CGTP (cuja aceitação se encontra pendente por parte daquela Central).